Lucio-perca em busca de um gigante mal amado

É certo e sabido que é um dos peixes mais odiado, seja pelos pescadores de Carpa ou pelos de achigãs alegando que é um invasor que tudo mata (como se as outras espécies acima não fossem também elas invasoras).

Amados ou odiados o certo é que vieram para ficar e em dias em que não dá para pescar mais nada porque o mar não tem condições ou porque no rio os achigãs não estão activos este é sempre um recurso a explorar, embora esteja com um modesto recorde de 3.250Kg de lucio-perca vou começar a dedicar-me um pouco mais a este peixe em busca do meu mal amado monstro.

Sei de peixes de quase 10Kg capturados bem em frente á minha casa e está na hora de sempre que o mar não deixe ou que o rio não tenha condições necessárias para o achigã que irei passar uma horas a este predador.

Deixo-vos um pequeno vídeo do Domingo passado em que um mar muito grande, a baixa temperatura pelo menos de manhã deixaram quase como única alternativa estes belos peixes com uma barbatana dorsal imponente e uma boca com uns dentes capazes de fazer estragos nos mais incautos.




Comentários

  1. Boa tarde.Em que zona do douro costuma pescar???Já ha uns anos que não vou para aí...tenho que experimentar

    ResponderEliminar
  2. Está muito bom.
    E os peixinhos sempre foram aparecendo.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não é o que ando á procura, mas é insistir e um dia ... :)

    ResponderEliminar
  4. Boas Rui

    Perto da barragem de Crestuma, logo acima tem uns sitios porreiros

    ResponderEliminar
  5. Amanhã vou a procura. Hoje estive no rio vouga perto da portucel a dar gosto ao dedo com vinil...não saiu nenhum achigã digno de foto, mas foi uma tarde excelente. O rio está repleto de achigãs embora de pequeno porte....é sinal que ainda não os conseguiram tirar todos..neste zona a tecnica que existe é o catch e leva....as pessoas olham para mim como se eu fosse um criminoso quando liberto os verdinhos....mas é o país que temos

    ResponderEliminar
  6. hoje estive um bocado na zona de Levrinho e depois numa pequena marina perto de vila cova e nada.Taínhas ví muitas agora achigãs ou sandras nada. Tentei cranck´s afundantes, lipless, grub´s naturais, brancos e amarelos; medalhas, e nada nem um toque.Se calhar ando enganado na zona não?

    ResponderEliminar
  7. Pelos vídeos acho fácil dares com o local, vê também a cor de água, se estiver mesmo barrenta tenta o branco, se tiver um pouco mais clara cor natural, uma coisa que dá resultados aí é quando o sol levanta e há sol como foi o caso d Domingo usa cor prata, tipo os cromados de talheres, existem uns Salmo Hornet perfeitos para isso.

    ... mas por vezes por mais que inventemos eles não querem mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Venho atrasado.lol

    Perto de uma fabrica grande que tem lá?

    ResponderEliminar
  9. Boas urbano, ali na zona não existem fábricas, de qualquer das maneiras se quiseres inscreve-te em www.oceanoiberico.com , eu sou colaborador lá e um dia que vá ao rio marco contigo.

    Boas pescas

    ResponderEliminar
  10. Porque será que muitos pescadores Portugueses ainda °odeiam tanto° o Lucio perca, afinal é mais um predador nas nossas águas, e deles nao temos muitos,quem me dera que aqui próximo houvesse essa mais valia nas nossas águas

    ResponderEliminar
  11. Por bem ou mal estão cá para ficar, enquanto á 3 anos conseguia fazer uma pesca de 5 ou 6 por dia hoje lá sai um e a custo, acho que eles nunca enfrentaram um predador como o pescador Português, tenho um colega Americano, o Don da winkiedoodles (canal youtube) em que lhe fiz a pergunta de como os achigãs e os walleyes (lucio-perca) se davam nos vários lagos pois basta ver os videos dele para ver a ENORME quantidade e qualidade dos bass Americanos que vivem em contacto uns com os outros, ele disse que não existe qualquer problema, sempre coabitaram juntos e existe muito menos lucio-perca que achigã, fazendo bem ou mal eu devolvo, é a minha escolha, parece-me estranho matar uma espécie invasora como o lucio-perca e libertar outra espécie invasora como o achigã.

    Mas como não sou policia, cada cabeça sua sentença e cada qual é livre de pescar e fazer o que bem entender :)

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, passei por aqui e já agora gostava de saber na zona da regua no rio douro é uma boa zona para pescar achiga e lucios?
    É que eu vou ai de vez em quando e nunca pesquei por ai mas agora para a proxima vez gostava de tentar !!!

    ResponderEliminar
  13. Boas Joaquim

    Gostava de te ajudar mas não conheço o rio tanto aí para cima, aposta apenas nas amostras que recomendo que vais safar-te

    Boas pescas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário