O porquê de ter deixado de partilhar/postar no PCA

Desde 30 de Dezembro que tenho isto entalado na garganta, sempre considerei o PCA um excelente forum e ainda considero no entanto não me sinto em casa se não sou bem tratado, ultimamente correram rumores que apenas usei a meu proveito o forum, algo totalmente falso, tenho mais de 1600 posts e muitos tópicos começados, sempre ajudei e participei em todos os convívios.

Tenho vindo ao longo dos tempos a acompanhar a saída de pessoas que considero amigas e também sei que muitas foram convidadas a abandonar o PCA, são com essas pessoas com regra geral pesco, pescadores que estavam desde o inicio no PCA, que iam a convívios e que não foram ditos nem achados na altura do referido pagamento.

Sei o real valor de quanto se paga num forum, por exemplo o Xavier (http://www.jerbey.com/) tem um e apesar de ser o único moderador e estar desempregado consegue manter livre pois os valores são realmente irrisórios.

A mensagem que deu origem está abaixo juntamente com o email que recebi sobre a mesma:
"

João Pinto Escreveu:
Eu sei que monetariamente manter um forum e um domínio é um valor irrisório, não será certamente mais que 50Euros por ano, sei do que falo pois durante uma década tive uma empresa de informática e o meu negócio neste momento é online com um tráfego umas belas dezenas superior ao do PCA, no entanto tudo o resto é deveras importante, tal como convívios, melhores prémios em convívios, etc... 

Pagando a irrisória quantia de 1 Euro penso que vai tornar o forum mais profissional e que se possa fazer mais regularmente eventos, 1 Euro nem 2 cafés são por mês, mesmo que surja excedentes não vejo qualquer problema em ser tipo um recebimento pelo trabalho que têm, pelo que compreendi o valor não é para manter o forum aberto mas sim para se tornar mais profissional por isso avante e que esse irrisório valor permita fazer muitos e bons eventos com a mesma camaradagem mas com mais e melhores prémios.



Boa sorte PCA podem contar comigo 541 541


Boa noite João Pinto,
Sei que já há tempos falamos disto...
Nessa altura disse-te que estavas enganado nos valores.

As coisas têm de ser tratadas com rigor e não podemos fazer passar a mensagem de "valores irrisórios" ou de "certezas" que não temos.
Nunca fiz qualquer comentário ou sequer quis saber o que fazes, quanto fazes ou o que pagas ou deixas de pagar...são coisas do teu foro pessoal.

O que transmites com esta tua mensagem é que falas do que não sabes e lanças apenas confusão.
No que apenas aos alojamentos, registos e ID diz respeito:
Não sabes os valores.
Não sabes se temos 1, 2 ou 3 dominios e quanto se paga.
Não sabes, nem tens de saber o que se paga, bem como outros assuntos. 
São coisas que apenas a nós dizem respeito.

Repara, o que agora se decidiu fazer é que todos têm de dar um pequeno contributo e deixam de poder usufruir como até aqui, de um fórum gratuito.
É apenas isto.

Quem entender que deve colaborar, colabora, quem entender que não deve colaborar, não colabora.
É apenas isto. É simples não é.

Tudo o resto não passam de "bitaites" de quem não está por dentro dos assuntos, nem tem de estar.

Espero duas coisas:
1. Que esta tua mensagem não lance confusão e dúvida...
2. Que tenhas um Bom 2012, juntamente com a tua Família.

Abraço

"

Fui correcto na minha mensagem, paguei e em troca sinto que fui atacado, não apenas eu mas muitos mais, realmente eu sei quanto se paga, para quem trabalhou durante tanto tempo é algo que demora a descobrir tanto tempo como 1 minuto:

www.dominios.pt

"pescacomamostras.com  (indisponível)
1 ano = 11,95 €"

E está alojado em :

"Registration Service Provided By: WEBHOST LDA.
Contact: +351.308801046
Website: http://www.webhost.pt

Domain Name: PESCACOMAMOSTRAS.COM "

Temos os seguintes valores para o pack mais caro:

"

Premium

Apenas 9.90€/mês

Para Empresas

  • Espaço ilimitado
  • Tráfego ilimitado
  • Emails ilimitados
  • Suporte Prioritário"

Por várias vezes se referiu as centenas senão milhares de utilizadores no PCA e vi colegas a serem atacados quando foi feita uma simples pergunta legitima como se iria haver um controlo desse valor e se teríamos acesso a saber os valores envolvidos, a bem do rigor e transparência nada mais justo, afinal de contas estamos a pagar pelo serviço não será nosso direito saber o valor que se tem ou onde está a ser empregue esse valor?
Uma Poll recentemente criada a 29 de Março tem neste momento 75 votos, acredito que neste momento os pagantes sejam na ordem dos 100 pescadores ou seja um único mês pagará um ano de forum, será que não temos o direito de saber como está a ser empregue esse valor?

12Euros mês não me chateiam, chateia o facto de ter dado tanto aquele forum porque os foruns vivem de partilhas se ninguém partilhar o forum morre e eu partilhei de maneira super activa e nem um simples email a perguntar o porquê de ter deixado de postar, chateia-me o facto de serem dados os parabéns aos membros do forum e outros serem "esquecidos" (sim, foi este mês que também eu fiz anos).

Chateia-me acima de tudo ser chamado oportunista quando fui um dos mais activos membros.

Chateia-me ver pessoas exemplares a serem convidadas a sair só porque não concordam com algo.

Irei continuar por lá postando a mensagem de 2 em 2 meses de maneira a não ser banido pois tenho um ano pago mas obviamente não irei a eventos ou não partilharei mais do que o solicitado nas regras pois como disse não me sinto bem vindo.

Agora deixando de especulações ou de um disse que tu tinhas dito isto ou feito aquilo esta é a real razão, não andem a inventar.

O post já vai longo por isso um abraço a todos e boas pescas que o que eu gosto realmente é de pescar e política não é comigo

Comentários

  1. Sabes que tens uma casa onde não se paga, onde não há estatisticas nem lembretes de aniversário, a menos que se consulte constantemente o perfil de cada utilizador, que também está disponivel a todos.
    Quanto ao PCA deve ser sem dúvida um bom forum, pelo menos era quando lá andava, mas tenho duvidas que te deixem lá estar depois deste teu post aqui no blog. Mesmo que tenhas pago um ano!

    Não te rales com isso e anda às "sandrinhas" num destes fins de semana.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É provável que tenhas razão, mas também pode ser que me surpreendam pela positiva e tentem resolver, mas vou mais por uma de deixa andar que dentro de 8 meses ele sai, mas uma coisa acertaste já não me ralo, todo o pessoal cá do norte ou foi banido ou mal tratado pelo que anda tudo noutras paragens e as marcações de pesca ou são tratadas ao telefone ou noutros fóruns por isso já deixei mesmo de me ralar.

    Em relação ás Sandrinhas já sabes que em principio estou sempre disponível, já naquele fim-de-semana estava.

    Um abraço

    Ps. Mais uma vez perdi uma pescaria do Katembe, tenho que ir todos os dias lá que as marcações são feitas quase no próprio dia...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o que dizes, compreendo que tenham medo de dizer o que pensam por represálias mas podem postar anónimos, não é por isso que deixo de meter o comentário desde que não seja ofensivo pois também penso não ter sido em ponto algum.

    "As coisas têm de ser tratadas com rigor e não podemos fazer passar a mensagem de "valores irrisórios" ou de "certezas" que não temos."

    Bastava um simples ficheiro de excel (como se faz com as t-shirts que se compram, aliás eu tenho uma porrada delas)com os nomes de quem pagou, via-se os valores que ficavam em caixa e num evento dizia-se que o prémio Y costou tanto logo foi deduzido assim sim é que era rigor.

    "Repara, o que agora se decidiu fazer é que todos têm de dar um pequeno contributo e deixam de poder usufruir como até aqui, de um fórum gratuito.
    É apenas isto."
    O forum em si nunca foi gratuito, as pessoas eram "obrigadas" a comprar t-shirts ou estavam sempre a ser ofendidas no forum indirectamente ou por email directamente, ainda este Sábado encontrei mais um (não revelo nome a menos que ele queira dizer) que foi ofendido por email porque não comprou.
    ... e ainda outros que apesar de terem comprado o nome não aparecia na lista e recebiam emails a pedir que comprassem apesar de já terem várias.

    Em cima disse que um forum vive de partilhas mas nem é bem assim, vive de pessoas e vive de camaradagem, 90% das partilhas que são postadas devem de vir directamente de blogs estrangeiros, principalmente Espanhois mas a continuar assim vão afastar todos os membros e aquele que já foi um grande forum vai acabar por ser de apenas meia dúzia de pessoas(moderadores)

    ResponderEliminar
  4. Boas

    Muito obrigado pela sua partilha, para mim não se trata de uns serem mais sérios que os outros, nunca pertenci ao Oceano Ibérico, aliás despertou-me a atenção e sou capaz de criar o registo, em relação ás amostras que agora aparecem relatos das da Barros tenho a minha opinião formada e a minha caixa composta, não vou mudar só porque apareceu uma foto de um peixe com a amostra Y na boca.

    O que escrevi é a minha opinião sobre um forum onde eu pertenço (enquanto não me banirem)mas a ser como diz em relação ao Oceano Ibérico também não percebo porque não metem nada nos blogues, talvez porque gostem da situação, não sei.

    Em relação aos 196Euros não é nada comigo porque não me pediram para pagar mas quem for um pouco mais leigo em informática:

    Os foruns tipo o Jerbey ou PCA são grátis, a plataforma está lá para ser usada e gratuitamente, basta ver o final de ambos os forums : http://www.phpbb.com/ , basta sacar, alterar a seu gosto até porque existem carradas de templates e meter num servidor, quem quiser pode usar um outro computador que tenha em casa metê-lo com um ip fixo e usá-lo como servidor gastando ZERO, existem empresas que fornecem host grátis a troco de publicidade e existem outras em que com uma módica quantia se tem um alojamento na teoria mais profissional.

    Para aqueles que querem algo mais composto como um site, com forum, com lojas virtuais,chat e uma carrada de adds extra é tão simples como usar o Joomla (http://www.joomlapt.com/) até tem comunidade Portuguesa, demora tanto fazer um site com as dimensões que acabei de dizer como 10 minutos, o que demora é talvez arranjar umas fotos bonitinhas porque até os templates estão lá para serem sacados, o preço? é grátis (100% grátis)

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão. É tudo à borlix!
    O Jerbey custa a modica quantia de 120€ ano. Isto porque tenho tudo alojado numa empresa de um amigo. Mesmo sabendo que é caro comparado com a maioria da oferta do mercado o apoio que me é dado pela empresa é irrepreensível. Por isso não me importo de pagar. Como sabes o jerbey é uma espécie de tasquinha de amigos, mas que não está fechada a ninguém e onde a liberdade de expressão é lei. Nunca pedi nada a ninguém, nem nunca forcei registos. O que acontece? Somos poucos e respeitosos. Ali fala-se de marcas, preços, lojas e tudo mais. Não temos área comercial nem recebemos ajudas de marcas ou lojistas. Enfim! Somos "pequeninos", como já uma vez nos chamaram publicamente mas sem dizerem que éramos nós directamente.

    Já agora! Apareçam à pesca connosco que vão gostar, e conhecer malta de outros fóruns também, porque nos damos bem com todos.

    ResponderEliminar
  6. Respondendo ao Anónimo acho que não conhece pessoalmente o José.

    Até hoje sempre o vi ir a convívios de todos os fóruns, o que acho que ele faz e muito bem é fotografar, uns têm mais tempo para pescar que outros e não é por isso que são menos pescadores.

    O José é daquelas pessoas que não tem o minimo problema em ajudar os outros mas o problema dos blogues é que assim que partilhamos a informação em muito pouco tempo temos pessoas mal intencionadas a usa-la.

    A maior parte dos vídeos que fiz o ano passado foi em rio e tive uma enchente aos locais que frequentava de pessoas que levavam peixes de palmo.

    Um deles ainda agradeceu os vídeos...

    ResponderEliminar
  7. Xavier pode não ser uma tasquinha mas é aí que os encontros acabam sempre :)

    Poucos mas bons é o que é preciso.

    ResponderEliminar
  8. Pessoal é tão simples quanto isto pelo menos é o que eu fiz, não me sinto bem saio e pronto, fico só nos ditos tascos, rsrsrsrsrsrs, katembe, Jerbey, Sitio do pescador e pronto, são fóruns gratuitos e de gente que gosta de pescar, conviver e partilhar experiências e pescarias.

    Abraço a todos e boas pescarias e combibios...;-)

    ResponderEliminar
  9. Bem mais importante que apenas pescar é conviver com pessoal com os mesmos gostos é como dizes mas eu tinha acabado de pagar a minha conta e sinceramente pensei que tivessem mais em conta os membros com o nível de participação e partilha que eu tinha mas estava enganado.

    Mas o que dizes é verdade, pescarias no Jerbey/Katembe são quase semanais e isso agrada-me que nem sempre gosto de pescar sozinho.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,
    A conversa está a sair fora do contexto...
    Em relação ao PCA, João como entendo. Na altura que recebi o email com o blá blá de que o mesmo a partir de 2012 iria ser pago, disse logo para mim que nunca na vida, e nunca porque?? Poderiam pelo pelos questionar as pessoas sobre o assunto, mas o que se fez foi apanhar a ideia de um iluminado que num certo post teve este bela ideia e colocar em pratica sem sequer quererem saber o feedback dos restantes users (ou da sua grande parte). Ainda estive para responder ao Adm. mas como achei que não o deveria fazer porque o que não faltam são foruns, limitei-me a ignorar o email.
    Vá se lá entender, numa epoca de crise em que estamos o que me dá a sensação é que querem fazer do PCA um forum elitista, onde apenas pode entrar quem pague.

    ResponderEliminar
  11. Boas Paulo

    Tens razão vamos ficar no tema do artigo, que é a minha explicação do porquê de ter deixado de postar naquele forum.

    Embora não me chateie os 12Euros concordo que tens razão nisso, salvo erro foi no dia 30 de Dezembro em que todos receberam o email a dizer que tinham até ao final do ano para fazer o pagamento, não me lembro datas ao certo mas sei que tiveram 2 ou 3 dias para fazer o pagamento, membros muito antigos com quem pesco e que não pagaram também me disseram que pagariam se tivessem sido contactados.

    Não sei como vai ser o próximo evento mas grande parte do pessoal que ia era do norte e os que encontro a pescar ou foram banidos ou dizem não ter vontade de participar em mais nada.

    Não sei, talvez as coisas mudem.

    ResponderEliminar
  12. Boas

    Como devem de ter reparado eliminei as conversas de um certo anónimo que apenas faz ataques pessoais a foruns e pessoas sem sequer se identificar.

    Vem dizer que nem sequer conhece o PCA e depois diz que é um dos melhores, estranho no mínimo.

    Por isso os seus comentários vão deixar de ser postados porque apenas vem ofender anonimamente e se desejar fazer isso uma boa opção seria criar um blog seu com dados falsos ou anónimos como gosta de fazer e inventar ou falar do que não sabe.

    ResponderEliminar
  13. Boas João,

    Concordo com o que dizes. Eu sabia que mais cedo ou mais tarde também a ti te tocaria. O PcA já não existe. Nos últimos tempos que lá estive, por diversas vezes abri tópicos e escrevi... mas antes de enviar pensava duas vezes, e devido à administração que o Forum tem, acabava sempre por apagar as mensagens antes de as enviar. Enfim... tudo o que é bom acaba, e aquele forum já acabou. Prevalece apenas um clube de algumas pessoas (não devem ultrapassar as 40). Pessoas que sabem e se interessam pelo spinning e outras técnicas, pelos materiais, pela diversão, acabaram por sair todas! Agora temos outros canais. Quer seja o Facebook ou os blogs, ou mesmo o telefone, como dizem.

    Haveria muito a dizer sobre o que foi e o que é aquele forum, mas sinceramente acho que nem merece a pena estar a gastar tempo nisso!

    Divirtam-se

    Abraço,
    Miguel

    ResponderEliminar
  14. Boas Miguel

    Realmente é pena ter que dar razão a tanta gente, sempre me falaram mal de alguns administradores mas como gosto de pensar por mim nunca acreditei muito, acabei de perceber com o tempo que existem várias categorias, a dos administradores, a dos tolerados que são os que como eu participavam muito activamente e que levam uma palmadinha nas costas e os dispensáveis, o problema é que a linha que distingue os tolerados dos dispensáveis é muito ténue e basta espirrarem de maneira mais alta para mudarem logo de escalão.

    Não conhecia o teu blog e acabei de aderir, tem tópicos lá que eu vou seguramente devorar.

    Então aqueles de LRF vai ser o meu target seguramente neste verão nas minhas idas á praia com a família, cana leve, uma simples bola e a possibilidade de apanhar peixes que normalmente não apanharia vai ser um mimo.

    Um abraço
    João Pedro

    ResponderEliminar
  15. Penso agora vir a ter uma resposta da administração (...ou não) sobre o tópico deste forum pois foi criado um tópico na área de administração do PCA sobre este meu tópico.

    Não, não hackei mas tenho como os outros bloggers maneira de ver de onde vem o tráfego apesar de ser uma plataforma fácil de ser hackada pois tudo o que é open source é facilmente alterável ( http://www.phpbbhacks.com/ )

    Um abraço
    JP

    ResponderEliminar
  16. "tudo o resto não sabes nem tens de saber....."

    Uma cambada de ignorantes que se espolinham alegremente na pocilga das trevas em que vivem mergulhados.

    O vulgar 'fascismo congénito' que grassa por aí.

    A 'máfia dos esfomeados'. Tristes. A evitar.

    ResponderEliminar
  17. Olá João Pinto, não era para comentar. Mas vou fazê-lo.
    Apenas porque por aqui( coação) passou um companheiro meu, o Costa.
    Por toda a net, volta não volta lê-se cenas destas, umas vezes( esmagadora maioria) do PCA outras vezes de outros espaços também um pouco "vendidos".
    Aprendi com os anos, experiência, a não fazer publicidade( que excepcionalmente estou aqui a fazer) a esses espaços. Dizer mal ou bem, é dar-lhes pub de borla, e isso eu não faço.
    Amo pescar, ponho sempre o convívio e a minha paz a frente até de apanhar mais um peixe ou outro, logo, muito menos darei importância a quem não a merece. Esta sociedade está cheia disto( trampa) e o ser humano é o sujeito desta trama.
    Um dia, decidi criar um blog, que orgulhosamente tenho com uns amigos, fomos crescendo e hoje até temos, vê lá a ironia, mais leitores diários do que um forum de pesca, lololol. Isso diz bem do que as pessoas pensam desse espaço. Pessoalmente passei por lá pouco tempo, logo nem tenho muito nem pouco a dizer sobre o espaço. Apenas que não gostei da postura. Só isso.
    Mas deixo-te uma pergunta em tons de crítica, se me permites. Dizes ter 1000 e tal mensagens, dizes ter assistido a expulsões, etc. E pergunto-te... E aceitas-te? Eu aprendi na vida, que perder não é não ganhar. É muitas vezes não lutar... No teu lugar, quando tivesse assistido a algo que considerasse injusto ou descabido, confrontaria as pessoas. Tenho a certeza que terias sido mais feliz. Porque a revolta que sentes agora( porque desta te calhou a ti o que a outros já calhou) podia ter sido evitada. Espero que entendas o alcance das minhas palavras.
    Quando temos a certeza de quem somos, e o que sentimos, nunca devemos aceitar que nos "vendam mentiras e ideais". De certeza que se gostas da pesca e do convívio como disses-te vais encontrar locais onde podes ser tu livremente. Eu hoje em dia sou muito, mas muito mais feliz. Um abraço para ti, para o Xavier, e para o Costa. Segue em frente. Parao lado anda o caranguejo. Filipe.

    ResponderEliminar
  18. Boas Filipe

    Não conhecia o teu blog e acabei de o marcar para passar a ler, eu tenho um grave defeito, gosto de convívio na pesca e muitas vezes levo pessoas para os meus pesqueiros sem qualquer problema, gosto de partilhar e sempre que vejo algo que gosto sobre aquilo que gosto de fazer partilho pois uns podem conhecer mas outros não.

    Eu nasci e vivi em Lisboa e quando me mudei para o Porto não conhecia ninguém, comecei a procurar na internet foruns que pudessem ter pessoas que como eu gostassem de pescar e que gostassem de convívio, no entanto no PCA isso nunca foi possível com pessoas do norte porque simplesmente não fazem marcações, aos poucos fui conhecendo pescadores de spinning de outros foruns mas que passaram por lá e me contaram as suas desventuras, mas como gosto de julgar por mim e não queria apenas ouvir um lado da história.

    Desta vez calhou-me a mim e se calhar depois de ouvir tantas histórias já estava á espera.

    Seguir em frente já segui á muito, foruns ditos "pequenos" têm um enorme companheirismo e "estranho" o pessoal do norte até se junta para pescar.

    O espírito de partilha é enorme e até os pesqueiros que frequentam aprecem lá com coordenadas GPS ??!!!??

    Boas pescas e bons relatos porque outra das coisas que aprendi é que 98% das mensagens de tópicos dos foruns vêm dos blogs, 1% vem do youtube dos canais das marcas e só 1% é realmente escrito com o intuito de ajudar um pouco.

    ResponderEliminar
  19. João eu não tenho nada contra nenhum forum, apenas não gosto da maioria dos foruns de pesca pelo facto de serem geridos por gente com interesses suspeitos para mim...

    Mas em todos os locais, sejam sites, foruns ou blogues existe gente porreira. Eu próprio conheço um rapaz do PCA( usuário) e é um porreiraço, até estranho como ele aguenta as tais restrições, mas é lá com ele, lol.

    O problema está sempre nas pessoas, no intimo delas, porque é aí que se faz a separação das águas, pelo menos para mim, quando escolho os amigos, e companheiros na pesca.

    Eu percebo o que dizes, mas o que desafio sempre é as pessoas a terem coragem, não contra nada em especial, mas em terem coragem para quando não se sentem bem, questionarem dos porquês.
    O problema de muitos espaços não é sequer o ideal que têm, é não saberem conviver com o ideal dos outros. O problema dá-se no momento em que a expressão " não estás comigo estás contra mim" ganha espaço e torna-se a lei...

    Os espaços não são geridos sozinhos, somos "nós" que os gerimos, logo, vamos de encontro ao que te disse. A culpa não é do forum A,B OU C. É de quem os gere.

    Existem sempre alternativas, espaços onde tens liberdade e onde podes ser tu. E todos nós tendemos a encontrar o nosso cantinho.

    Sobre os pesqueiro, epa é muito relativo e complicado.
    Pessoalmente digo tudo sem problemas, mas sei bem, as pressões que existem, o mau estar que se cria, quando falas de um determinado pesqueiro que para muitos não se trata de um espaço de lazer. Trata-se de mercantilismo puro, local onde fazem uma "guita" e por mais que digam que gostam de pescar, gostam é do que a pesca lhes dá. Como a vida anda má, não sou capaz de censurar ninguém por isso, censuro sim o facto de esse factor implicar no bem estar dos verdadeiros lúdicos.
    É por isso que te disse, que existe tanto stress sempre que se trata de falar de pesqueiros.
    A pesca é um desporto diferente dos outros, nós retiramos "coisas" deste desporto, e isso faz com que muitas vezes esqueçamos o verdadeiro significado da palavra "lúdico".

    Segue em frente pa, que se és bem tratado em alguns espaços continua lá, se não és noutros, manda-os à fava, mesmo que isso custe, e eu sei que custa, mas é o melhor. Os lúdicos percebem isso, os outros não...

    ResponderEliminar
  20. Não fazia ideia de que estava assim tão mal.
    Devo ter sido dos primeiros se não o primeiro dos Membros a ser banido pelos novos donos,após a morte do verdadeiro Pca a 19 abril de 2009,com o trágico falecimento do meu grande Amigo,e Fundador LUIS VICÊNCIO.
    Mas enfim como diz o ditado:tudo vai atrás de quem o deixa.
    Restam-me os os muitos e verdadeiros amigos que fiz por lá,e que ainda hoje mantenho.

    ResponderEliminar
  21. ... E isso é que é o mais importante. As amizades que se mantêm

    ResponderEliminar

Enviar um comentário